Sobre a Segment

Diz o costume que maturidade se conquista aos 21 anos. O empresário Eduardo Bernardino Filho (American Optical, Baush & Lomb, Prisma e Plano), ao completar o time de profissionais que escolhera para sócios - o pesquisador e técnico João Batista Pendezza (ex-Prisma) e Jorge Luiz da Silva (expressivo know-how na área técnica de surfassagem) - percebera que sua empresa já nascera maior de idade, pois a experiência dos três ultrapassava a casa dos 45 anos.

O mercado era São Paulo e o ano 1983, época de transição política e de pouca ou nenhuma abertura de mercado. Mas toda esta vivência, reunida em um pequeno escritório, pedia mudanças urgentes no mercado óptico tradicional. E foi através de diversas pesquisas que a Segment System desenvolveu e criou a Pink-Pad e as primeiras lixas-trevo em rolo do Brasil.

Já radicada no centro-oeste do estado de São Paulo, na cidade (hoje Estância Turística) de Tupã, a empresa continuou a inovar e apostou na melhoria da qualidade dos corantes para lentes orgânicas e em produtos específicos, como as exclusivas lentes Night Drive e a Video Filter.

A virada do milênio trouxe mudanças expressivas no mix de produtos e serviçoes da empresa: fabricação de maquinários, como unidades para refrigeração, lentes solares fashion e até um mega portal óptico, foram algumas das ações realizadas na tentativa de melhorar a exposição e a comunicabilidade do setor.

Nesta época também começaram, de maneira mais acirrada, as pesquisas mercadológiccas e industriais para um grande e ousado salto da empresa em comemoração aos seus 20 anos de existência. Próxima de completar a "maioridade", bem mais distante que a expectativa média de vida das empresas brasileiras, a Segment System contratou mais profissionais experimentados e firmou acordo com uma empresa israelense - país que atualmente domina a melhor tecnologia na fabricação de moldes - e lançou a linha de lentes progressivas: a Sapphire Progressive Lens, um marco na indústria óptica nacional (apesar de haver mais de 60 tipos de lentes, inclusive internacionais, no mercado brasileiro). Então quais as diferenças, que não as premissas básicas de qualquer produto, que o Grupo Segment e o lançamento das Lentes Sapphire estaria oferecendo para o mercado óptico?

Lembra-se daquela história de que a união dos três sócios gerava anos de experiência e que esta era a grande diferença? Pois é. Uma das partes jamais esquecida pelos proprietários é exatamente a comercial, quando estavam do outro lado do balcão.

Esta experiência, aliada ao código do consumidor e às mais modernas técnicas de marketing, permitiram o plus a mais que faltava às pouquíssimas lentes progressivas de qualidade no mercado: a personalização do atendimento e a volta da lucratividade do lojista.

Neste aspecto, toda a cadeia, de profissionais envolvidos até o consumidor-final, pôde sentir a diferença da receptividade das Lentes Sapphire.

Ela engloba uma série de aspectos interligados que visam a total satisfação da fábrica, do laboratorista/montador, do lojista e do usuário-cliente de maneira cíclica e saudável.

 
 
Planta I - Fachada Matriz
Planta II - Fachada
Planta II - Vista Panoramica (Área de 22 mil m²)
Vamos perificar passo-a-passo como este processo funciona? Findadas as etapas do controle de qualidade (quando são numeradas e codificadas), as Lentes Sapphire recebem uma exclusiva embalagem-estojo, especialmente desenhada, que acompanha:
a) Manual do usuário;
b) Certificado de garantia;
c) Carta-resposta, porte-pago, sobre a adaptabilidade do cliente.

Na outra ponta da linha, ou seja, no departamento comercial, o tratamento é feito em duas frentes de trabalho distintas:

Na primeira, a abordagem é feita através de técnicos especializados que visitam as óticas e verificam sua estrutura laboratorial e de atendimento, a fim de cadastrá-las. Isto quer dizer que somente os estabelecimentos credenciados podem comercializar as Lentes Sapphire e assegurar exclusividade e lucratividade real.

A segunda etapa é a obtenção do credencimento. Nela, a ótica em questão recebe treinamento adequado e material de divulgação altamente qualificado, como banners, folders e etc. Com isso, a mesma está apta a colocar no mercado uma das melhores lentes progressivas do mundo, não só por suas propriedades físicas, mas também por toda seriedade em sua logística comercial e de pós-venda.

O lançamento da Sapphire Progressive Lens foi na Argentina, país que hoje é o vice-líder em vendas no Mercosul, atrás apenas do Brasil. Além destes dois mercados, somados a Chile e Uruguai, o Grupo Segment já está se preparando para as primeiras exportações para Estados Unidos e Europa.

Atualmente proferindo palestras e work-shops sobre o lançamento da Sapphire e de diversos outros produtos Segment, Eduardo Bernardino comenta assim a chegada desta excepcional lente progressiva ao mercado óptico:

"- Tinhamos a certeza de que poderíamos fabricar, no Brasil, lentes capazes de competir de igual para igual com as mais eficazes e tradiconais lentes do mundo. Quando obtivemos as matrizes israelenses, esta convicção veio a se confirmar. No entanto, minha maior satisfação como diretor comercial é restabelecer a lucratividade para os lojistas..."

Diferente dos sócios, João Batista Pendezza - responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento de produtos - enfatiza que pela primeira vez não foi utilizado somente o feeling dos sócios para concretização deste projeto:

"- Diversos profissionais especializados foram utilizados e a qualidade atingida pelas Lentes Sapphire superou todas as nossas expectativas".

Por ter trabalhado muito tempo em óticas e vivenciado diversas fases comerciais da história das lentes progressivas, inclusive o seu lançamento no mercado nacional, Jorge Luiz da Silva - diretor técnico - faz questão de ressaltar todas as propriedades tecnológicas da Sapphire, seus benefícios e a surpreendente diminuição do tempo de adaptabilidade dos clientes, constatada pelos serviços de telemarketing da empresa.

Neste sentido, Jorge acredita que o Grupo Segment cumpriu sua missão junto aos consumidores finais, sejam eles lojistas ou usuários.

Parabéns a todos os funcionários do Grupo Segment System e à proposta de inovar cada vez mais o mercado no qual atuam.

O mercao óptico necessita cada vez mais de empresários de visão que possam, a exemplo destes, ajudar o Brasil a enxergar cada vez mais longe.

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